Comitê criado pela Arsam realiza Workshop na UEA

Comitê criado pela Arsam realiza Workshop na UEA

O Comitê de Obras Públicas Integradas (Copi) vai realizar na próxima quarta-feira (18/06), das 8h até 17h, o 3º Workshop, com o tema “Eficiência da Execução nas Intervenções em Áreas Públicas”. O evento será realizado na sede da Escola Superior de Tecnologia da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), localizada na avenida Darcy Vargas, Nº 1200, bairro Parque Dez de Novembro, zona-centro sul de Manaus.

O credenciamento e a sessão de abertura, estão programados para serem realizados até às 9h30. Os palestrantes do primeiro ciclo de palestras do Workshop serão o  professor da UEA, Ronaldo Mannarino, que vai explanar sobre “Planejamento e Gestão de segurança do trabalho”; o engenheiro mecânico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), Thyago Pereira, que  vai falar sobre “A fiscalização do Crea-AM nas obras localizadas em vias públicas”. Além deles, os arquitetos e urbanistas do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), José Junior e Gabriela Marques, também estarão presentes e vão realizar uma apresentação sobre “O Papel do CAU na fiscalização de obas e intervenções em vias públicas’’.

O segundo ciclo de palestras começa às 15h30, com o professor da UEA, Francisco Rocha, falando sobre “Condições de Segurança e Durabilidade de Estruturas de Concreto Armado”. Logo em seguida,  a palestra sobre ‘’Regularização de obra ou evento com interferência viária” dará continuidade ao Workshop e será ministrada pelos engenheiros da Manaustrans, Mesaque Silva e Esterfeny Guedes Pires, bem como a palestra “Normas e procedimentos do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) para a construção às margens das rodovias federais”, que será apresentada pelo engenheiro civil, Raimundo Rodrigues.   

 O arquiteto urbano Lúcio Albertino da Rocha, da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), também vai estar presente e fará uma exposição sobre ‘’Aprovação dos Projetos de Drenagem e Autorização para Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)’’ e a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Karla Bitar, realizará a última palestra do evento que será sobre as “Medidas de Preservação do Patrimônio Cultural em Obras Públicas”.

Evento visa promover interação técnica

De acordo com o primeiro secretário do Copi, Ricardo Lima, entre as atribuições que competem a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas(Arsam) de regulação e fiscalização dos serviços públicos de transporte rodoviário intermunicipal coletivo de passageiros e gás natural canalizado está o de presidir o comitê, papel desempenhado, segundo ele, com excelência, pelo gestor Walter Cruz.

 Lima acrescenta que o 3º Workshop do Comitê vai promover um momento de interação técnica entre os representantes das diversas entidades governamentais, concessionárias prestadoras de serviços e acadêmicos de engenharia e áreas afins. “O 3º Workshop visa explanar sobre a segurança dos funcionários durante a execução de obras públicas, apresentando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e o diferencial deste ano é a mostra de stands que estará disponível ao público em geral para informações  sobre os serviços tanto dos órgãos públicos quanto das concessionárias” acrescentou.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here