Operação ‘Carga Pesada’ autua veículos por tráfego fora do horário permitido

Operação ‘Carga Pesada’ autua veículos por tráfego fora do horário permitido

Os agentes de trânsito da Prefeitura de Manaus autuaram cinco veículos pesados na manhã desta terça-feira, 26/6, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, zona Centro-Sul, durante a operação “Carga Pesada”, realizada na Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC). A Zona foi criada pela prefeitura para dar mais segurança viária por meio de regras que determinam horários para o tráfego veículos de grande porte em algumas áreas da cidade.

“Realizamos a fiscalização diariamente nas vias incluídas na Zona Máxima. É uma maneira de ordenar o tráfego, dar mais fluidez e, principalmente, garantir trânsito seguro para pedestres e condutores de veículos de menor porte”, explicou Daniel Carvalho, o chefe de divisão Centro Sul do Instituto Municipal de Trânsito (Manaustrans). Ele acrescentou que o trabalho dos agentes se estende para as avenidas Djalma Batista, Constantino Nery, Umberto Calderaro, Maceió e em trechos de dez ruas do Centro da cidade, incluídas no sistema de restrição de veículos pesados.

A funcionária pública Odete Amorim comentou a importância da ação, ao verificar a presença dos agentes na avenida. “Essa fiscalização é importante, porque alguns motoristas desrespeitam o horário e circulam com carretas aqui nesta avenida. O risco de acidente é grande”, alertou.

A fiscalização do Manaustrans para verificar a circulação de caminhões e carretas é realizada diariamente não só nas vias incluídas na ZMRC. O trabalho também é realizado na avenida Efigênio Sales, onde é permitida a circulação de veículos de grande porte somente na faixa da direita dessa via. De janeiro de 2017 a abril de 2018, mais de 2,5 mil veículos pesados foram autuados por circular em áreas com restrição fora do horário permitido. Nas vias da zona Centro-Sul, as restrições ocorrem nos horários das 6h às 9h e das 17h às 20h.

Condutores de caminhões pertencentes à frota de empresas foram informados que, casos excepcionais de transporte de carga, podem ser requisitados ao Manaustrans. Um representante da empresa deve solicitar a Autorização Especial de Tráfego (AET). A emissão do documento será analisada por técnicos do Instituto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here