Parintinenses aprovam primeiro dia de intervenções da ‘Caravana da Cultura’ na cidade

Parintinenses aprovam primeiro dia de intervenções da ‘Caravana da Cultura’ na cidade
FOTOS: MICHAEL DANTAS/SEC

As ações seguem até o dia 1º de julho em diferentes pontos do município

Desde o dia 28 de junho, Parintins, município localizado a 369 quilômetros de Manaus, está recebendo diversas intervenções artísticas que fazem parte da “Caravana da Cultura”, projeto realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Artes visuais, música, teatro, dança e circo estão envolvendo o público a cada apresentação. Na quinta-feira (28/06), as ações aconteceram na Praça do Japonês, Praça da Catedral, nos muros do Bumbódromo e na avenida Armando Prado, onde o grafiteiro Raiz está colorindo os muros.

O professor Francinei dos Santos Silva, de 24 anos, estava passeando com a família quando resolveu parar para assistir uma das ações, a apresentação do “Dragão de Macaparana”, da Cia Soufflé de Bodó. Francinei trabalha no município de Urucará e diz que aproveita os momentos de folga para levar a família para apresentações culturais. O professor não esperava a intervenção em uma das principais praças da cidade. “A performance dos artistas que vi aqui é de muita qualidade. É necessário que tenhamos acesso à cultura de verdade, porque quanto mais a população se inteirar desse tipo de ação, mais ela começa a ter consciência do quanto a cultura é capaz de transformar a realidade de alguém”. Francinei destaca, ainda, a importância de apresentar as diferentes vertentes artísticas.

“Isso que está acontecendo em Parintins diferencia aquele estereótipo de que somente o Festival é cultura e abre o pensamento do parintinense. Eu já trabalhei no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e intervenções como esta me fazem reviver bons momentos da minha vida”.

A dona de casa Sônia de Oliveira, de 47 anos, relembrou momentos em que esteve em Manaus e assistiu a Cia. Soufflé de Bodó.

“Eu já tinha visto esse grupo se apresentando no Largo de São Sebastião, em Manaus, e fiquei surpresa quando encontrei com eles por aqui”, disse”. É muito engraçado o jeito como eles fazem o público participar da peça”.

 Parintinenses aprovam primeiro dia de intervenções da ‘Caravana da Cultura’ na cidade

Participação de artistas locais – Artistas locais participaram de um credenciamento, entre os dias 11 e 20 de junho, para participar das intervenções artísticas. Nesta sexta-feira (29/6), a pintura dos muros nas Avenidas Armando Prado, Nações Unidas e Clarindo Chaves continuam.

No fim de semana, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, participará de uma Mostra Cultural dos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade Parintins, na escola Sesi Padre Francisco Luppino, na Rua Ferreira Novo, bairro Djard Vieira.

Caravana da Cultura – Com apresentações de diferentes vertentes artísticas, a “Caravana da Cultura” está em Parintins, com intervenções que ocuparão as ruas e praças da cidade. Sessões gratuitas de cinema, programa “Mania de Ler”, oficinas de artes visuais e intervenções com grafiteiros farão parte da vasta programação, que acontece entre os dias 28 de junho e 1º de julho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here