Professores participam de curso de formação sobre novas metodologias no ensino da História nas escolas estaduais do Amazonas

Professores participam de curso de formação sobre novas metodologias no ensino da História nas escolas estaduais do Amazonas

Curso contou com atividades presenciais e à distância.

Educadores da rede pública estadual do Amazonas participaram, na manhã desta terça-feira (30), do encerramento do curso “O ensino da História nos Anos Iniciais”, promovido pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), por meio do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta. O encontro aconteceu no bairro Japiim 2, Zona Sul de Manaus.

Dividido em três módulos, com atividades presenciais e à distância, o curso teve início em setembro e foi desenvolvido com o objetivo de compreender a importância da disciplina de História nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental, com ênfase na formação do sujeito-cidadão. Em sua primeira edição, o curso contou com a participação de 50 educadores de escolas estaduais de Manaus.

O idealizador do curso e professor de História, Franco Lindemberg Paiva dos Santos, explicou que a iniciativa surgiu a partir da necessidade em melhor preparar os professores dos Anos Iniciais que atuam na área de História.

“Quando vim para a Secretaria, fui para a Gerência dos Anos Iniciais como assessor técnico na área de História e lá me dei conta de que o conhecimento, o trabalho com essa disciplina ainda é muito carente, a maioria dos professores vêm da área de Pedagogia ou do Normal Superior e vejo que o preparo deles para a disciplina é muito insipiente. Não é culpa deles, mas a gente percebeu que faltavam ferramentas”, disse.

Além de oferecer uma atualização para os professores, o curso, ainda segundo Santos, foi voltado para o uso de novas metodologias em sala de aula.

“Quando a gente pensou em um curso como esse, era para mostrar a importância da disciplina de História e ao mesmo tempo oferecer metodologias, ferramentas, que pudessem tornar a História mais agradável, mais atraente, que pudesse despertar no aluno o interesse pela História”, explicou.

Aplicação de conhecimento

A pedagoga Eliane Martins, que atua como professora dos Anos Iniciais na Escola Estadual Haydee Cabral Lyra e na disciplina de História há três anos, participou do curso de formação. Para ela, os conhecimentos obtidos foram relevantes e, inclusive, já estão sendo utilizados com os estudantes.

“Fiquei encantada. Como trabalho em uma fase que a gente considera fase de alfabetização, geralmente o ensino de História, Geografia, Artes e Ciências, fica um pouco de lado. Trabalhando com o que a gente aprendeu, receitas de como ensinar História, como é feita a pesquisa em História, como o historiador trabalha, como eles acontecem dentro da formatação do livro de História, peguei esses ensinamentos e levei pra sala de aula para que os alunos se identificassem dentro do conteúdo didático. Acho que essa é a perspectiva: fazer uma releitura do livro didático, fazer uma releitura no modo de ensinar História”, afirmou a professora.

Foto: Salomão Júnior/SEDUC-AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here