Seminário de Entomologia e Acarologia Agrícola é realizado em Manaus

Seminário de Entomologia e Acarologia Agrícola é realizado em Manaus

Evento conta com apoio da Fapeam por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas

Começou nesta terça-feira (19) e segue até o dia 21 (quinta-feira) de junho, o 2º Seminário de Entomologia e Acarologia Agrícola na Amazônia (II Seama), na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Coordenado pelo Prof. Dr. Neliton Marques da Silva, o evento tem objetivo de promover uma ampla discussão sobre temas relacionados à entomologia agrícola na Amazônia, frente ao desafio de contribuir para um modelo de agricultura pautada nos princípios da sustentabilidade, além de possibilitar o intercâmbio técnico-científico entre pesquisadores, instituições e empresas envolvidas com atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, nesta importante área do conhecimento científico.

O 2º Seama contará com a participação de 21 pesquisadores de outros Estados, com a apresentação de painéis e palestras. Na programação está previsto também o lançamento do livro, na versão e-book, intitulado “Pragas Agrícolas e Florestais na Amazônia”.

A expectativa é que os participantes do seminário possam trocar informações e experiências, construir e encaminhar propostas que resultarão em projetos integrados de natureza interdisciplinar e interinstitucional, além de formação e diversificação de redes integradas de pesquisas em entomologia agrícola e florestal com foco no bioma Amazônia.

Na quinta-feira (21), será realizada uma sessão plenária, para apresentação dos principais resultados e encaminhamentos das propostas, objetivando a formação e fortalecimento de redes de pesquisas para fins de implementação dos projetos.

Apoio da Fapeam – O 2º Seama conta com recursos financeiros do Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev). A proposta para realização do evento foi contemplada na primeira chamada do edital N°005/2017.

O programa contou com investimento da ordem de R$ 1,2 milhão para apoiar, em duas chamadas públicas, a realização de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais sediados no Amazonas.

Segundo o diretor técnico-científico da Fapeam, Dércio Reis, o Parev é um programa fundamental na realização de eventos no Amazonas, que permite a disseminação do conhecimento e o intercâmbio de pessoas, possibilitando pesquisadores de outras localidades conhecerem a Amazônia e as pesquisas realizadas no âmbito da Ciência, Tecnologia e Inovação.

“O Parev é um programa que permite a qualificação dos nossos alunos em todos os níveis e também na sua preparação da vida profissional. O objetivo da Fapeam é permanecer investindo em ações como esta para atrair mais eventos científicos para o Amazonas”, destacou.

Parev – O PAREV apoia a realização de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais sediados no Estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação como: congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, com objetivo de divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Programação II Seama: https://www.even3.com.br/ii_seama

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here